O fluxo de aprovação ou workflow é o caminho pelo qual o relatório enviado para a aprovação passará para ser aprovado ou reprovado. Nele é possível definir todas as pessoas que precisam aprovar os relatórios e quais usuários estarão submetidos a esse fluxo de aprovação.


Apenas usuários administradores conseguem cadastrar fluxos de aprovação e vincular usuários ao fluxo criado. Nesse artigo você aprenderá todas as funcionalidades dos fluxos de aprovação e como utilizá-las. Entre na WEB para seguir o nosso passo a passo. Vamos lá?



  1. O primeiro passo é ir em "Configurações", no canto superior direito da tela, e clicar em "Fluxos de Aprovação", que está localizado na parte inferior esquerda da tela.

  2. Após, clique em “Novo Fluxo de Aprovação” para iniciar o processo de criação.


  3. Dê uma descrição para o fluxo, por exemplo, o nome dos departamentos da empresa. Essa descrição facilita a organização dos fluxos com os membros vinculados neles.


  4. Agora chegou o momento de organizar os aprovadores desse fluxo. Eles ficarão responsáveis por averiguarem as despesas dentro dos relatórios, decidindo se aprovam ou não.
    Vamos começar pelas etapas. As etapas são ótimas para a organização do fluxo de aprovação, pois elas hierarquizam o fluxo, exigindo que o relatório só passe para a etapa seguinte, quando for aprovado na etapa anterior.
    Adicione quantas etapas precisar! Basta clicar em "Adicionar etapa" ou no ícone de "+".


  1. Para cada umas das etapas criadas você deve definir os aprovadores.
    Você pode adicionar quantos aprovadores precisar dentro de um grupo e quantos grupos precisar dentro de uma etapa.


  2. Vamos começar pelo cadastro de aprovadores dentro do grupo. Você deve adicionar e selecionar os aprovadores desejados, e definir qual será a interação deles com o relatório.
    A opção “E” estipula que todos os aprovadores do grupo tenham que aprovar o relatório em conjunto.
    A opção “Ou” estipula que a aprovação de apenas um dos aprovadores do grupo já é suficiente para aprovar o relatório.


  3. Caso você queira que os aprovadores de uma determinada etapa sejam acionados apenas se o valor do relatório for igual ou maior a um valor, você pode tornar esta etapa “Não” obrigatória. Nesta situação, é necessário definir um valor mínimo para que os relatórios passem por essa etapa. Essa função ajuda na filtragem de quais relatórios os funcionários superiores da empresa precisam aprovar.


  4. Após concluir todas as alterações desejadas, clique em "Finalizar".


  5. Você criou o caminho que os relatórios percorrerão para serem aprovados. Agora é necessário vincular os usuários para cada um dos fluxos criados. Para isso, você deve clicar em "Membros Vinculados".


  6. Para vincular novos membros, basta selecioná-los na coluna da esquerda e clicar em "Salvar".


Pronto! Seu fluxo de aprovação está criado e com membros vinculados. Agora os membros vinculados já podem enviar tranquilamente seus relatórios para aprovação e seus aprovadores decidirão se aprovam ou não.