Assim como as despesas, os percursos vão ocorrendo ao longo do mês e eles servem para você prestar contas dos trajetos realizados com carro próprio e que necessitam de reembolso por quilometro rodado.


Neste artigo você aprenderá a criar percursos para reembolso de quilometragem pelo seu dispositivo móvel. Eles podem ser criados manualmente ou pelo GPS, para aprender abra seu aplicativo Android e siga as instruções a seguir. Vamos lá?


Percursos manuais

  1. O primeiro passo é clicar no ícone de adicionar no canto inferior direito do aplicativo e logo em “Novo Percurso”


  2. Para optar por criar percursos manualmente, clique em “Manual”.

  3. Preencha com os dados solicitados ou selecione um trecho pré-cadastrado, caso haja. Clique no ícone de confirmação no canto superior direito da tela para salvar o percurso.


Percursos pelo GPS

  1. Para optar por criar percursos pelo GPS, siga os mesmos passos, mas opte por “GPS”.


  2. Clique em “Iniciar”. Depois que o trecho começar a ser gravado, você pode deixar o VExpenses em segundo plano sem problema nenhum. Só não pode fechar o aplicativo, ok? Quando você chegar no destino final, basta clicar em “Parar” que o VExpenses irá gravar quantos quilômetros você percorreu e qual foi a rota utilizada.


  3. Preencha os dados solicitados e clique no ícone de confirmação no canto superior direito da tela para salvar o percurso.


    Percurso por mapa

    1. Para optar por criar percursos por mapa, siga os mesmos passos, mas opte por “Mapa”.


    2. Selecione o seu ponto de origem e o seu destino. Se desejar, você também pode adicionar mais de um trecho. Por exemplo, se você está indo de Campinas para São Paulo, mas precisa passar por Jundiaí para visitar um cliente, você pode incluir o trecho de Campinas até Jundiaí, e logo de Jundiaí até São Paulo em um mesmo percurso. Depois, clique no ícone de confirmação, no canto superior direito da tela. 


    3. Preencha os dados solicitados e clique no ícone de confirmação no canto superior direito da tela para salvar o percurso.



    É muito importante que, conforme você vá lançando seus percursos, você os agrupe em relatórios. Para fazer isso, basta preencher o campo “Relatório” do percurso com algum relatório que você tiver criado.

    Para saber mais sobre como criar um relatório no Android, veja este texto. Para ter uma visão geral do processo de criação de percurso, criação de relatório e envio para aprovação, veja 
    este texto.

    Sua empresa terá configurado o seu cadastro de acordo com suas necessidades e processos. Ou seja, as opções que serão exibidas para você (tipos de despesas, centros de custos, etc.) estarão personalizadas a sua rotina de trabalho.

    Dessa forma, caso você tenha alguma dúvida sobre como preencher os campos quando estiver criando a despesa, procure sua empresa para maiores instruções. De qualquer maneira, estamos sempre disponíveis para ajudar!