Os tipos de despesa são as categorias às quais as despesas pertencem. Como: alimentação, pedágio, hospedagem, etc. Os tipos de despesa têm importância fundamental na construção de políticas de despesa, e por isso o campo de tipos de despesas é obrigatório ao se lançar uma despesa.

Vale lembrar que apenas os usuários administradores podem cadastrar e gerenciar os tipos de despesas. Para aprender como cadastrar um tipo de despesa abra a plataforma WEB e siga o tutorial abaixo. Vamos lá?



  1. Vá até “Configurações” no canto superior direito, e depois em “Tipos de Despesas” no menu lateral à esquerda.

  2. Clique no botão verde “Novo Tipo de Despesa” abaixo de “Configurações”.


  1. Dê um nome ao tipo de despesa e clique em “Salvar”.


  1. Os tipos de despesa ficarão listados na página principal de Tipos de Despesas. Você pode deletá-los, editá-los e definir limites usando os botões destacados na imagem. Se você clicar em “Limites de Despesa” será direcionado à página de edição de Políticas de Despesa.


É muito importante configurar os tipos de despesas de acordo com as necessidades da sua empresa. Por isso, recomendamos que os tipos de despesa que já vêm inseridos no sistema sejam deletados caso sua empresa não os use. É sempre melhor adequar o VExpenses às suas necessidades, portanto, utilize a nomenclatura presente no dia-a-dia da sua empresa.


Para aprender a configurar as políticas de despesas acesse este link.